O estresse é uma reação do organismo à agressões físicas ou psíquicas que acabam por perturbar as nossas normalidades, como o sono, a concentração, o humor, dando ansiedade e vários outros sintomas, inclusive físicos, como dores musculares e fadiga.

Infelizmente, hoje em dia, todo mundo acaba passando por alguma situação de estresse e ansiedade na vida, a boa noticia é que existem plantas medicinais que podem ajudar a aliviar esses sintomas sem prejudicar o nosso organismo.

Existem diversos tipos de flores, raízes, folhas e sementes que podem ser feitos num simples chá e que ajudam muito a acabar com quadros de ansiedade, insônia, nervosismo, depressão e até mesmo dores de cabeça.

Conheça algumas ervas que podem te deixar relaxado e novo em folha:

  • valeriana é uma poderosa erva que auxilia no controle da ansiedade porque atua diretamente no sistema nervoso, acalmando e principalmente melhorando o sono.
  • camomila é uma das ervas mais conhecidas por seus efeitos relaxantes. Sabe-se que o uso diário do chá das flores de camomila é capaz de auxiliar no tratamento da insônia, pode atuar como um relaxante muscular, nos problemas digestivos e estresse.
  • maracujá ou passiflora tem um efeito calmante, analgésico, sedativo e anti-inflamatório além de atuar na absorção da glicose (indicado para pessoas com diabetes) e combate o mau colesterol.
  • Já o mulungu é um ótimo calmante com efeito ansiolítico, antidepressivo, tranquilizante, relaxante muscular e com um leve efeito sedativo.
  • capim limão, também conhecido como capim-cidreira é um chá bem conhecido por seu efeito calmante que atua no sistema nervoso, auxiliando em tratamentos antidepressivos. Além disso, tem um sabor e aroma delicioso.

Dica: manter uma boa alimentação, ter contato com a natureza e praticar atividades físicas também é uma ótima forma de se manter longe dos males do estresse.

copyright: https://www.relvaverde.com.br/

Print Friendly, PDF & Email