Uma má postura pode afetar consideravelmente a sua saúde, pelo que saber identificar uma postura incorreta e aprender formas de as evitar é muito importante para o seu bem-estar.

Ter uma boa postura é essencial para a nossa saúde e bem-estar. Uma má postura é sinónimo de desequilíbrio corporal e contribui fortemente para o número de pessoas com incapacidade física em Portugal. É importante fazer algo para sensibilizar a população para uma consciência corporal correta, uma vez que isso irá, não só melhorar a saúde geral como também influenciar o modo como encaramos a vida.

Principais fatores de risco

O sedentarismo, o stress e as limitações do nosso trabalho são os principais fatores de risco para uma postura incorreta. A prática pouco frequente de exercício físico, a agitação em que vivemos no nosso dia-a-dia com todas as preocupações e situações que exigem a nossa atenção e dedicação constantes e o facto de, muitas vezes, o nosso trabalho exigir que estejamos muitas horas sentados ou de pé, aumentam o risco de desenvolver uma postura incorreta e de virmos a ter dores fortes a médio e a longo prazo.

Efeitos na nossa saúde e bem-estar

A adoção de uma postura errada durante longos períodos de tempo pode causar graves deformações na coluna vertebral e desvios posturais que podem conduzir ao surgimento de dores fortes no pescoço e dores nas costas, existindo casos, por vezes, em que a pessoa se torna incapaz de realizar tarefas básicas e rotineiras.

5 dicas para manter a saúde da nossa coluna

Calçado – evite andar de saltos altos ou de sapatos rasos. Opte por sapatos com um ligeiro salto, entre 2 a 5 cm, para conseguir manter uma postura correta.

Sentado – sempre que se sentar, faço-o mantendo as costas direitas, em linha reta, com os ombros afastados e os pés bem apoiados. Se o seu trabalho obrigar a estar muito tempo sentado, tente variar de posição ao longo do dia.

Caminhar – deve caminhar com a coluna alinhada e com o queixo virado para a frente; tente sempre apoiar os pés de forma equilibrada.

Deitado – a posição mais adequada para uma boa postura enquanto dorme é de barriga para cima, uma vez que permite o alinhamento correto da coluna vertebral. Se estiver habituado a dormir de lado, coloque uma almofada entre as pernas para uma melhor postura.

Tarefas do dia-a-dia – sempre que tiver de levantar objetos que estejam no chão deve baixar-se fletindo as pernas e mantendo o alinhamento vertical da coluna, para evitar lesões posteriores. Tente sempre manter uma boa postura independentemente da tarefa que esteja a realizar, seja jardinar, cozinhar, aspirar, entre outras.

Uma boa postura é igualmente importante para denunciar a forma como encaramos a vida: de frente. Nunca se esqueça de manter a postura, independentemente do local, da hora, do nível de cansaço ou stress! O seu bem-estar depende disso!

Print Friendly, PDF & Email