Estima-se que cerca de metade da população trabalhadora sofre de problemas da coluna. Dores na região lombar, ou lombalgia, é um dos problemas mais frequentes de quem se queixa de dores nas costas. As tão frequentes dores nas costas, podem se sentir no pescoço, braços, pernas e pés e em geral não representam um problema grave. A maioria dos sintomas das dores nas costas são benignos e são geralmente causados por inflamações, as quais costumam durar entre duas e 12 semanas.

Seguem algumas dicas caseiras para o ajudar a aliviar e prevenir o problema de dores nas costas ou coluna…

Use gelo e calor:

Como é do conhecimento de todos, o gelo é uma óptima solução para aliviar sintomas de dor, inchaços ou zonas inflamadas. Aplique-o, dentro de um saco de gelo, durante até 20 minutos, várias vezes por dia na zona das costas onde tem mais dor.

Poderá optar por usar calor húmido, aplicando uma toalha quente sobre a zona dorida. Para conseguir uma toalha bem quente e húmida, passe uma toalha pequena por baixo da torneira com água bem quente ou mergulhe-a numa panela com água quente. Depois de o fazer, torça bem a toalha e dobre-a duas ou três vezes. Deite-se com a barriga para baixo, com almofadas por debaixo das ancas e tornozelos. Depois, aplique a toalha sobre a zona com dores e cubra com película aderente, colocando sobre esta um saco de água quente, até 20 minutos. Pode repetir esta dica durante vários dias e não mais de 4 vezes ao dia.

Sugerimos a leitura do artigo com várias dicas caseiras para as dores reumáticas e outro ainda onde falamos sobre a prevenção e tratamento da escoliose, um desvio da coluna vertebral.

Use plantas:

Comece por experimentar bromelaína, três vezes ao dia e em jejum. Esta planta melhora a circulação e reduz o inchaço. Não tome esta planta se estiver a usar algum tipo de medicamento à base de anticoagulantes!

Pode ainda tomar até 1 grama de valeriana por dia, separada em 4 cápsulas de 250mg. Esta planta contém uma substância que age como sedativo. Poderá ainda fazer chá de valeriana, mas este tem um cheiro muito activo e desagradável.

Consulte o nosso artigo onde explicamos porque a yoga pode ajudar a melhorar as suas dores na coluna.

Tenha uma postura correcta:

As posições que fazem menos pressão nas costas são as recomendadas. Se tiver que estar de pé, faça-o sempre sobre os dois pés. Tente estar o mais direito possível, até sentir que está na posição que sobrecarrega menos a sua coluna.

Na cama, opte por se deitar de costas ou de lado. Se estiver deitado de costas, pode ainda colocar uma almofada por baixo dos joelhos e outra por baixo da cabeça. Se a sua posição favorita é de lado, ponha uma almofada entre as pernas.

Quanto estiver sentado, escolha uma almofada em forma de L e de dimensões razoáveis para apoiar a coluna. Pode ainda usar uma almofada insuflável para apoio do pescoço e o manter na posição mais correcta.

Se trabalha sentado, pouse os pés devidamente no chão, com as ancas acima dos joelhos. use ainda uma almofada para apoiar as suas costas contra a cadeira. Pode ainda usar um rolo, de até 12 cm de diâmetro, para apoiar a zona lombar. Aprenda outras dicas de como se sentir melhor no seu local de trabalho.

Sempre que estiver sentado, retire tudo o que tem nos bolsos de trás das calças. Qualquer relevo poderá ser o suficiente para prejudicar uma boa postura, enquanto está sentado.

Se estiver a conduzir ou numa viagem de automóvel, use igualmente um rolo de espuma de borracha, entre a zona lombar e o encosto.

Enquanto lava a louça ou está numa fila de espera, tente sempre ter um pé mais alto do que o outro e vá trocando de pé, afim de permitir o relaxamento de cada lado muscular da coluna.

Experimente massagens nas costas:

Uma boa massagem na zona afectada, pode ser um grande alívio para as dores na coluna. Peça a alguém para começar por espalhar um bom creme sobre as costas, nas zonas afectadas, de forma a aquecer as zonas afectadas, sem fazer muita pressão. Experimente um bom massajador, colocando bolas de ténis dentro de uma meia comprida, e rolando esta engenhoca pelas zonas com dor.

Se quiser, adquira na farmácia um bálsamo à base de cânfora, metilo, dietilamina ou salicilato de glicol, todos eles com características analgésicas. (Não use este tipo de substâncias em conjunto com almofada eléctrica, saco de água quente ou compressas quentes).

Sugira ao seu médico a prescrição de um creme à base de capsaicina, uma substância com propriedades inibidoras da comunicação da dor ao cérebro. Este creme pode ser usado durante várias semanas e deve parar com a sua utilização, caso esteja a provocar algum tipo de irritação na pele.

Use mostarda:

Já aqui falámos que a mostarda é muito eficaz no combate às dores nas costas e articulações. Esta substância produz uma sensação de calor e formigueiro, que pode ajudar a tirar as dores nas costas, ou outros locais. Prepare 1 parte de mostarda em pó e 2 partes de farinha e junte água até obter uma pasta cremosa. Espalhe esta preparação sobre um pano e aplique sobre a pele, na zona dorida. Assim que sentir desconforto na pele, retire-a, já que tempo excessivo poderá causar irritações cutâneas. Use esta aplicação no máximo três vezes ao dia.

Comece o dia em forma:

Experimente fazer alongamentos antes de sair da cama. Deite-se de costas e alongue os braços lentamente sobre a cabeça. Depois, e de barriga para cima, puxe os joelhos até ao peito, alternadamente. Quando sair da cama e estiver com os dois pés no chão, coloque as mãos por debaixo das nádegas e incline-se lentamente para trás alongar a coluna. Conheça os vários benefícios de fazer alongamentos.

Consultar um médico?

Antes de experimentar estas dicas, aconselhamos consultar um médico, afim de averiguar se as dores nas costas são provenientes de um problema que exija tratamento especializado. Se as suas dores na coluna forem repentinas e se tiverem propagação até ás pernas, joelhos ou pés ou se forem acompanhadas de febre, dores no peito ou dificuldade em respirar, aconselhamos consultar um médico o mais rapidamente possível. Por vezes, as dores nas costas são um alerta para outros problemas e podem ser solucionadas com, por exemplo, exercícios físicos específicos para o ajudar a fortalecer a coluna e prevenir problemas de futuro.

copyright: http://www.dicascaseiras.com/