Quais as causas de termos colesterol?

Na maioria dos casos a má alimentação, o stress, os hábitos de vida sedentários, a obesidade, e a hipertensão arterial são causas mais diretas do excesso de colesterol, de qualquer modo e embora a alimentação tenha influência no seu aparecimento, investigações franceses afirmam que há um gene responsável pelo excesso de colesterol no sangue, segundo eles um defeito neste gene é responsável pelo excesso de colesterol familiar. Portanto se tem casos na sua família mais próxima (Pais, irmãos, avós) de pessoas que têm colesterol elevado convém consultar o médico.

Só uma análise ao sangue o pode detetar. Embora se possa sentir bem isso não quer dizer que os níveis de colesterol estejas bons, já que numa primeira fase não há qualquer tipo de sintoma. Mesmo que seja uma pessoa saudável deve fazer análises ao sangue regularmente.

Como reduzir o colesterol de forma natural?

Para controlar os níveis de colesterol é essencial reduzir o consumo de ovos e gorduras. Comer pouco, mas várias vezes ao dia ajuda muito, comer mais frutas e legumes, cozinhar com menos gordura, utilizar sempre utensílios antiaderentes, preferir produtos magros, beber um copo de vinho às refeições, ler sempre os rótulos dos alimentos e fazer exercício físico.

Opte sempre por comer em casa mas se comer fora, escolha sempre grelhados, evite as pizzas e termine sempre as refeições com fruta.

Algumas receitas para reduzir o colesterol:

  • Duas colheres de sopa de mel com três colheres de café de canela em meio litro de água – tomar diariamente
  • Cortar rodelas de beringela, colocar em água e deixar no frigorífico durante a noite – tomar pela manhã em jejum (pode adicionar sumo de limão) – A beringela contém um alto teor de substância antioxidantes, especialmente na casca, pelo que não deve ser retirada
  • Cozinhar duas alcachofras e tomar a água de cozedura
  • Sumo puro de cenoura – tomar 250 ml, 30 minutos antes das refeições
  • Outra dica: fazer três vezes por semana refeições exclusivas de maças ou peras. As refeições exclusivas significam fazer uma refeição só a comer frutas e nada mais, só pode fazer esta refeição quem comer mais de três vezes ao dia, preferencialmente será ao jantar e não pode alongar-se no tratamento para além das três semanas. Se se quiser repetir o tratamento terá de aguardar uma semana pelo menos.
  • Chá de funcho (20 gr para um litro de água. Tomar quatro chávenas ao dia. Não adoçar (se adoçar prefira mel)
  • O chá de hortelã também ajuda. Tomar durante 15 dias, três vezes ao dia, ao jejum, tarde e noite.
  • Sumo para combater o colesterol: um copo de água mineral, uma maça, um pedaço de pepino, um raminho de salsa, bater no liquidificador e tomar imediatamente (não guardar)

copyright: http://www.dicascaseiras.com/