Adoramos ver as nossas mãos e unhas perfeitas. Mas nem sempre temos disponibilidade para as ir arranjar. Ora porque o tempo escasseia ou porque se torna um peso no orçamento. Seja qual for a razão, é possível fazer uma óptima manicure em casa e neste artigo iremos explicar como.

Esfoliação e hidratação das mãos

Em primeiro lugar é importante que as suas mãos estejam com um aspecto saudável e para tal, deve recorrer à esfoliação e hidratação.

Para esfoliar a pele das mãos, misture um pouco de açucar com óleo de amêndoas doces e esfregue bem durante alguns minutos. De seguida,lave bem as mãos. Irá notar a suavidade de imediato.

Para hidratar as mãos, especialmente se as tem secas, experimente aplicar umas gotas de óleo de amêndoas doces na água quente, cada vez que as lavar.

Em alternativa, experimente um truque caseiro que ajuda as mãos desidratadas a ficarem macias e suaves: ao deitar, massaje as mãos com vaselina e coloque de seguida umas luvas macias, de algodão ou flanela. De manhã, notará a diferença.

Unhas fracas e amarelas

Se as suas unhas são fracas e quebradiças,  experimente agraciá-las com um banho de óleo. Aqueça em lume brando um pouco de óleo de amêndoas doces e coloque-o num recipiente. Mergulhe as suas unhas no óleo morno durante cerca de 10 minutos. Aproveite para efectuar este procedimento quando estiver a ver o seu programa preferido de televisão, assim o tempo custa-lhe menos a passar.

Para tornar as suas unhas fortes e retirar-lhes o aspecto amarelado, principalmente se as costuma pintar de cores fortes, recorra à ajuda do limão. Esprema meio limão para um recipiente e, com a ajuda de um algodão, molhe por cada uma das unhas. Depois, deixe-as de molho durante 10 minutos. Efectue este procedimento todas as semanas e verifique como se tornarão mais fortes e com um aspecto saudável.

É importante relembrar que o limão em contacto com o sol pode manchar a pele, por isso lave bem as mãos e evite sair de casa nas próximas horas.

Para unhas sem cor, é recomendado o uso de vinagre branco, que deverá ser aplicado nas unhas com um cotonete.

Dicas de como fazer uma manicure em casa

1ª Etapa: Comece por remover o verniz com uma boa quantidade de acetona e, de seguida, corte-as.

2ª Etapa: Após o corte, lime as unhas da forma que prefere: se optar pelo formato quadrado lixe primeiro a zona do meio e só depois a zona lateral, enquanto que, se gostar mais do formato circular, comece por limar dos lados em direcção ao centro, sempre com movimentos leves.

3ª Etapa: Lave as mãos com água e sabonete, esfregando-as bem, e de seguida seque-as.

4ª Etapa: Aplique um creme hidratante nas mãos e unhas, dando uma especial atenção às cutículas que devem ficar hidratadas e amolecidas.

5ª Etapa: Empurre as cutículas para trás com a ajuda de um cotonete e retire o excesso com o alicate, mas apenas corte o estritamente necessário, pois as cutículas são a protecção da unha.

6ª Etapa: Antes de aplicar o verniz, aplique uma base, principalmente se possui unhas com uma superfície irregular (existem bases especificamente destinadas a atenuar estas imperfeições).

7ª Etapa: Aplique o verniz no centro da unha e depois espalhe para os lados. A camada deverá ser fina de modo a que dure mais tempo. Retire o excesso com um palito ou com um cotonete embebido em acetona. Se não conseguir retirar algum excesso de verniz não se preocupe, porque com a lavagem das mãos acabará por sair.

copyright: http://www.dicascaseiras.com/

Print Friendly, PDF & Email