O limão como desintoxicante

O limão contribui para uma dieta saúdavel, não sendo à toa que várias celebridades já se renderam à dieta do xarope de limão.

Segundo Conceição Trucom, autora do livro O Poder de Cura do Limão,se misturar meio limão em um copo de água morna obtém uma bebida desintoxicante e depurativa, pois o limão limpa o organismo e ajuda-o a eliminar toxinas. Possui também a capacidade de descongestionar o fígado, após a ingestão de álcool e gorduras.

Para além de desintoxicante, esta mistura também ajuda a aliviar a azia, a flatulência e as náuseas.

A constatação de que o limão ajuda a controlar os desejos de comida é explicada pelo facto de que esta fruta contém fibras de pectina na casca (parte branca) e polpa que, para além de facilitarem a digestão e regularem a absorção dos açúcares, também diminuem a sensação de fome e o armazenamento de gorduras.

O limão é ainda anti-cancerígeno. A sua casca possui compostos naturais importantes, como o d-limoneno, que possui  propriedades anti-cancerígenas.

Para além de ser rico em vitamina C, o limão também o é em vitamina P, o que faz com que seja um poderoso auxiliar na cicatrização e no tratamento de edemas, para além de aumentar a resistência do organismo contra infecções e de contribuir para o alívio da gripe e constipações.

Apesar das suas propriedades benéficas, convém não esquecermos que a tolerância ao limão varia de organismo para organismo e que não o devemos consumir de forma exagerada.

O limão como regulador da oleosidade

Esta fruta, que é actualmente uma das mais conhecidas e utilizadas do mundo, também pode ajudar a restabelecer o equilíbrio ácido da pele que é perturbado pelas lavagens diárias.

Assim sendo, o sumo de limão pode ser útil para quem possui a pele oleosa, devido à sua acção de secagem, e desadequado para quem tem a pele seca. O sumo de limão também pode ser usado para tratar problemas de acne e para clarear a pele, devido às suas propriedades adstringentes.

O sumo de limão é também recomendado para quem possui o cabelo oleoso, fornecendo-lhe volume e brilho. Deve ser aplicado no cabelo, depois de lavado, e retirado através de uma segunda lavagem.

Apesar destas vantagens do sumo de limão na pele e no cabelo, é necessário ter em atenção que não se deve manusear limão ou outras frutas ácidas e depois entrar em contacto com o sol, porque pode provocar manchas na pele.

Desta forma, após aplicar o sumo de limão na cara (durante alguns minutos, cerca de 10 a 15), deverá lavá-la bem e aplicar seguidamente um protector solar, evitando, no entanto,  o sol nas próximas horas.

Photo: https://gladiabernardi.com.br/

copyright:www.dicascaseiras.com/