Desengane-se quem pensa que o micro-ondas só serve para aquecer e descongelar os alimentos. Existem algumas receitas muito simples e práticas para fazer no micro-ondas que grande parte das pessoas não conhece. Prepare-se para ficar a conhecer estes segredos da culinária e vai ver que vai passar a olhar com outros olhos para o seu querido micro-ondas.

Ovo estrelado

Aqueça durante 30 segundos uma noz de margarina ou um pouco de azeite num prato fundo indicado para ir ao micro-ondas. Parta o ovo à temperatura ambiente para o prato e pique ligeiramente o topo da gema para esta não explodir. Coloque durante 30 segundos no micro-ondas na potência máxima. Também pode tornar esta receita mais saudável e realizá-la sem gordura, coloque apenas o ovo no prato e leve-o ao micro-ondas durante o mesmo período de tempo.

Bolo de chocolate de caneca

Para esta receita vai precisar de 4 colheres de sopa de farinha, 3 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de cacau em pó, 3 colheres de sopa de água, 2 colheres de sopa de óleo e 1 ovo. Bata primeiro o ovo e depois junte todos os restantes ingredientes e volte a bater. Leve ao micro-ondas durante dois minutos. Coma diretamente da caneca e delicie-se com este bolo simples e maravilhoso.

Pipocas de chocolate e caramelo

Em alternativa às simples pipocas salgadas ou com açúcar, experimente esta receita tão simples e tão docinha. Primeiro coloque 50g de milho para pipocas numa taça larga e tapada no micro-ondas à potência máxima. Quando o intervalo entre pipocas a estalar for superior a 3 segundos, retire a taça. Coloque agora no micro-ondas um recipiente com 250g de manteiga, 250g de açúcar mascavado e 2 colheres de sopa de cacau em pó a uma potência baixa. Retire ao fim de 20 segundos e mexa bem. Se a manteiga e o açúcar ainda não estiverem bem dissolvidos, volte a colocar no micro-ondas. No final, deite esta mistura sobre as pipocas.

Batatas a murro

Lave bem as batatas e coloque-as dentro de um saco de plástico sem retirar ou picar a casca. Junte sal grosso dentro do saco, feche-o e abane-o para o sal se espalhar. Pique o saco com um garfo várias vezes. Coloque no micro-ondas na potência máxima durante 10 minutos. No final, pique as batatas com um garfo para verificar a cozedura. Se for necessário, volte a colocá-las no micro-ondas durante mais 5 minutos. Quando estiverem prontas, retire-as do saco, disponha-as numa travessa, dê um murro em cada batata e regue com azeite. Perfeito!

Croutons

Corte pequenos cubos de pão velho e coloque-os num recipiente próprio para micro-ondas. Regue-os com azeite e polvilhe com alho, sal e ervas aromáticas. Leve ao micro-ondas durante 6 minutos na potência máxima até ficarem crocantes e tostados. De 2 em 2 minutos, vire-os e mexa-os para ficarem homogéneos. Estes croutons são deliciosos para servir em sopas ou saladas.

Salmão com limão

Apenas vai precisar de uma posta de salmão (ou mais), sumo de limão, sal e azeite. Num pirex coloque o sal e deite a posta por cima, coloque mais sal por cima e regue com o sumo de limão e um fio de azeite. Tape o pirex com uma proteção para micro-ondas e deixe cozinhar durante 5 minutos. Pode virar a posta a meio. Vai ficar espetacular.

copyright: http://www.dicascaseiras.com/

Print Friendly, PDF & Email