Aprenda neste artigo a escolher a melhor almofada para dormir, de acordo com o seu corpo e as suas necessidades.

A almofada com que dormimos é tão importante para o nosso bem-estar e saúde como o próprio colchão. Por vezes, algumas pessoas descuidam-se na altura de escolher a almofada correta, pensando que qualquer uma serve. Pois não deve ser assim. A almofada com que dorme todos os dias deve ser adequada ao seu corpo e à posição em que dorme, para que possa assim usufruir de uma noite descansada e de um sono relaxante. A utilização da almofada errada pode resultar num sono menos profundo, de menos horas de sono e poderá provocar-lhe dores muito incómodas de cabeça, pescoço, ombros e costas.

Assim, não despreze mais este utensílio tão importante e tão útil do seu dia-a-dia e aprenda como escolher a almofada ideal com as nossa dicas.

Posição durante o sono

posição em que costuma dormir é um dos fatores essenciais para a escolha de uma almofada. Se dorme de lado ou de costas, prefira um modelo mais alto. A almofada deve ser mais rígida para quem dorme de lado e de uma rigidez média para quem dorme de costas. Para dormir de lado, a sua almofada deve ter uma altura igual à distância que vai do seu ombro até ao pescoço. Desta forma, a sua coluna estará completamente alinhada. Se dorme de barriga para baixo, escolha um modelo mais baixo e flexível. O seu pescoço não deve ficar demasiado levantado em relação ao resto do corpo.

Dica: Para quem ressona e costuma dormir de barriga para cima, uma almofada mais alta é a solução. Com a cabeça ligeiramente mais levantada as vias respiratórias ficam mais abertas o que reduz o ressonar.

Material da almofada

As almofadas podem ser feitas com materiais naturais ou sintéticos. Se tem alergias, prefira as almofadas sintéticas fabricadas com materiais hipoalergénicos. Estas almofadas reduzem a proliferação de fungos e ácaros, o que o ajuda a dormir melhor. Para quem não tem problemas alérgicos, pode escolher a almofada de penas. Estas almofadas são o luxo do conforto e duram muito mais que as sintéticas. Atenção, as penas conferem uma menor rigidez à almofada, por isso este material é indicado para quem dorme de barriga para baixo.

Existem ainda as almofadas de espuma. Este material adapta-se completamente à forma da sua cabeça e torna-se muito confortável. Tendem a ser almofadas mais rijas, logo ideais para quem dorme de lado.

Para quem sofre de calor durante a noite e está sempre à procura do lado mais fresco da almofada, escolha as termorreguladoras. Estas almofadas são fabricadas com micro-cápsulas que retém o calor produzido por si e o libertam mais tarde. Assim, a almofada mantém-se a uma temperatura agradável durante toda a noite.

Problemas e dificuldades em dormir

Se tem problemas e dificuldades em dormir ou adormecer, considere ler os nossos artigos onde deixamos algumas dicas, causas e os principais sintomas da insónia e outro ainda onde deixamos algumas sugestões de como dormir melhor e ter uma melhor noite de sono.

Manutenção da almofada

Substitua a sua almofada de dois em dois anos. Ao fim deste tempo, a pressão que exercemos todos os dias sobre a almofada acaba por deformá-la e torna-la menos confortável.

Não poupe demasiado na altura de comprar almofadas novas. Lembre-se que elas afetam diretamente a sua qualidade de vida.

Tenha em atenção as instruções de lavagem da sua almofada. Se não as cumprir poderá danificar o material com que é feito a almofada, fazendo com que esta perca as suas qualidades.

copyright: http://www.dicascaseiras.com/

Print Friendly, PDF & Email