Dicas para uma alimentação saudável e completa

Faça cinco ou seis refeições por dia – Ficar muito tempo sem comer não é bom para o organismo, além de que terá tendência para comer mais na refeição seguinte e optar por alimentos menos saudáveis. Evite, por isso, longos períodos de jejum.

Beba pelo menos 1,5L de água por dia – Prefira a água aos refrigerantes e bebidas alcoólicas. Beba muita água diariamente para prevenir doenças e manter os seus órgãos num bom funcionamento. Sumos naturais e chás também são boas alternativas.

Não salte o pequeno-almoço – O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, porque lhe vai fornecer energia para todo o dia, após muitas horas sem comer. Consulte este artigo para saber porque é tão importante o pequeno-almoço para a nossa saúde e bem-estar.

Aumente o consumo de frutas e vegetais – Recomenda-se a ingestão de 3 a 5 porções de fruta por dia, bem como outras 3 a 5 doses de legumes e hortaliças, uma vez que contêm fibras, vitaminas e minerais e são pobres em gordura e açúcar.

Prefira o peixe e as carnes brancas – O peru e o frango contêm menos gordura do que as carnes vermelhas, como a de vaca. De preferência, retire sempre as gorduras. O peixe é rico em ácidos gordos essenciais, que ajudam a diminuir os níveis elevados de colesterol. O salmão, a sardinha e o atum são boas opções.

Evite os doces e os salgados – Diminua o consumo de sal nas refeições diárias, preferindo as especiarias para temperar  a comida. A Organização Mundial da Saúde recomenda 5 gramas de sal por dia. Reserve os doces para ocasiões especiais ou experimente receitas menos calóricas, optando por açúçar amarelo e reduzindo a sua quantidade. Conheça 5 dicas super importantes para ajudar a controlar a vontade de comer doces e alimentos calóricos.

Prefira os grelhados, cozidos e estufados – Evite comer fritos ou comida com muita gordura, bem como produtos pré-preparados ou processados. Os alimentos grelhados, cozidos, assados ou cozinhados a vapor não necessitam de gordura adicional. Conheça dez super alimentos essenciais para a sua dieta e para a sua saúde.

Coma sem pressas – Esta é uma regra que deve sempre seguir. Mastigar com calma os alimentos ajuda à digestão, além de que fica saciado mais rapidamente, comendo menos.

Escolha os produtos lácteos magros – Estes contêm menos gordura  e os mesmos valores de cálcio. Considere o leite de aveia ou de soja como alternativa ao leite de vaca. Conheça todos os benefícios de usar soja na alimentação.

Prefira cereais integrais – O pão, as massas, o arroz e os cereais integrais têm mais fibra e são absorvidos mais lentamente pelo organismo, o que ajuda a sentir-se saciado.

Cozinhe com azeite – Prefira o azeite à margarina e ao óleo. As gorduras insaturadas têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Pode também trocar as natas por natas de soja. Aprenda aqui como tornar os seus cozinhados mais saudáveis.

Coma menos e melhor – Quando a quantidade de energia ingerida através da alimentação é superior à gasta pelo organismo, surge um aumento de peso. Comer demasiado pode levar à obesidade e ao desenvolvimento de doenças.

Comece pela sopa – Começar a refeição com uma sopa é sempre boa ideia porque é um prato pobre em gorduras.

Não fique parado – Cerca de 30 minutos de actividade física diária são muito benéficos para controlar o seu peso e a sua saúde, prevenindo várias doenças. Conheça sete exercícios que pode realizar sem sair de sua casa.

copyright: http://www.dicascaseiras.com/

Print Friendly, PDF & Email