Para quem perder peso ou ganhar algum peso é muito importante ter uma alimentação cuidada e escolher os melhores alimentos. É igualmente importante controlar as calorias dos alimentos que ingere e praticar exercício físico. Pode complementar tudo isto com uma dieta purificante que também já aqui falámos, que lhe dará um corpo mais limpo e saudável.

Morangos

As laranjas que se cuidem: baixos em calorias e muito rico em fibras, os morangos são uma óptima fonte de Vitamina C.
Um recente estudo revelou que o consumo de morangos ajuda no abrandamento da redução cognitiva em idade avançada e previne úlceras no estômago.

Água

Não subestime o seu poder: o consumo diário de 2 litros e meio de água para as mulheres e de 3 litros e meio para os homens, ajuda a manter a pele macia, a memória mais apurada, protege as articulações e ainda pode ajudar a reduzir peso em excesso.
Se não gosta de andar sempre com uma garrafa atrás, fique a saber que pode optar pela ingestão de alimentos ricos em água como o melão ou o pepino.
É de salvar que é o único alimento ou bebida, sem calorias!

Amêndoas

As amêndoas são uma excelente fonte de fibras, proteínas, gorduras saudáveis, antioxidantes, vitaminas e minerais.
São portanto um excelente snack se consumidas em moderação: devido ao seu nível elevado de calorias, mantenha-se pelas 30g por cada snack.
Enquanto as gorduras monoinsaturadas ajudam a diminuir os níveis de colesterol LDL, a vitamina E presente em quantidades significantes actua como antioxidante.
O seu consumo também promove o bom funcionamento vascular e a saúde do seu coração pela presença de  magnésio, e o potássio ajuda a prevenir a a tensão arterial elevada.

Azeite

A gordura amiga do coração, contém ácidos gordos monoinsaturados, que fornecem energia e garantem uma sensação de saciamento prolongada.
O seu consumo reduz o risco de doenças coronárias e ainda ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a controlar os níveis de insulina e açucar no sangue.

Mirtilos

Que todas as bagas são óptimas fontes de antioxidantes, vitaminas, fibras e fitoquímicos já todos sabemos.
Contudo, os mirtilos têm uma característica particular e um benefício único no que diz respeito a benefícios na saúde.
Os mirtilos foram ligados à diminuição do colesterol, à diminuição do risco de diabetes e ao abrandamento do processo de envelhecimento, melhorando as capacidades motoras e garantido o bom funcionamento do sistema urinário e da visão.
O componente que confere aos mirtilos a sua cor, a antocianina, é o principal responsável pelas suas características antioxidantes e anti-inflamatórias.

Cerejas

Estes frutos são ricos em Vitaminas A e C, ferro e cálcio, e são baixos em calorias.
Como se não bastasse, ainda são uma boa fonte de fibra e virtualmente isentos de sódio ou gordura.
Com poderes antioxidantes, e portanto um excelente aliado na protecção contra os radicais-livres, o consumo de cerejas ajuda a promover a saúde do coração, a recuperação do corpo pós-exercício e no combate às insónias.

Chocolate negro

Rico em flavonóides, provenientes do cacau, é um excelente agente na protecção do coração uma vez que ajuda a reduzir a pressão arterial, regula os níveis de colesterol e insulina, promovendo uma fluidez na circulação sanguínea.
Contudo, embora seja um alimento saudável, deve ser consumido com moderação devido ao seu nível elevado em calorias.

Espinafres

Estas folhas verdes são ricas em luteína e zeaxantina, poderosos antioxidantes que promovem o bom funcionamento da visão.
Ricos em Vitamina A, são também uma excelente fonte de cálcio.
Embora contenham elevados níveis de ferro, mais do que a carne vermelha na mesma quantidade; de forma a promover uma eficaz absorção, consuma-os com uma fonte de vitamina C.

Chá preto

Tal como o chá verde e branco, o chá preto é rico em flavonóides antioxidantes, com excelentes propriedades anti-inflamatórias, promotor do aumento da resposta imunitária e protector contra certos tipos de cancro, doenças cardiovasculares e diabetes.
Mas não se esquece de deixar o açúcar de lado, adicione antes um pouco de sumo de limão que o ajudará a absorver os antioxidantes – bem diferentes dos encontrados em frutas ou vegetais uma vez que bloqueiam os danos no DNA associados ao tabagismo e outros químicos tóxicos.

Atum

Embora possa pensar em primeiro lugar nas sardinhas ou salmão em primeiro lugar no que diz respeito a alimentos marinhos saudáveis, o atum não é para deixar de lado.
Possui uma excelente fonte de ferro, proteínas e OMEGA 3, que ajudam no correcto funcionamento do cérebro e reduzem o risco de problemas cardíacos, entre outros benefícios.
Opte sempre pelo atum mais claro, normalmente presente em latas, por conter níveis mais baixos de mercúrio.

Gengibre

Apresentado como um dos alimentos mais famosos na Medicina Tradicional Chinesa, a raiz de gengibre pode ser consumida como chá, fervendo-a, ou adicionada à comida.
O gengibre tem demonstrado propriedades anti-inflamatórias e anti-virais e ajuda a combater náuseas e problemas digestivos.
Pode ser usado para tratar enxaquecas, dores de dentes, reumatismo, tosse, infecções do tracto respiratório, dores de estômago e queimaduras.

copyright: http://www.dicascaseiras.com/

Print Friendly, PDF & Email